1ª Sabias que
A Rubrica Sabias Que...?

É uma rubrica informativa veiculada na página do Interclube no YOUTUBE, quinzenalmente, que visa exaltar os feitos individuais e colectivos do Clube a nível das sete modalidades filiadas, infraestruturas e muito mais.
2ª Sabias que
Nesta edição entrevistamos os médicos, os enfermeiros e os trabalhadores do Centro Médico, gestão e serviços
1ª Na Tela Azul
Uma rubrica da programação do Interclube Tv , nesta primeira edição vamos falar sobre o nosso Campeão Africano de Judo
2ª Na Tela Azul
Nesta segunda edição quinzenal, trazemos a nossa a nossa craque Italle Lucas, saiba um pouca mais assistindo a reportagem.
1ª Na História com
Primeira edição da rubrica na Historia com ...

Com essa rubrica vocês irão conhecer os fundadores do interclube os nossos velhos jogadores e muito mais por isso fique ligado ao nosso canal
1º Ponto Informativo
Preparação equipa de Basquetebol Feminino

Estado atual da equipa principal de basquetebol sénior feminino que participa do Campeonato Nacional 🏀
2º Ponto Informativo
Preparação Futebol Sénior

Preparação da época desportiva 2022/2023.
3ª Ponto InformativoPreparação da Equipa Sénior de Andebol

Antevisão para o jogo da final da Taça de Angola, com vista a revalidação do título.
🥇 Sónia Lourenço
Entrevista

Sónia Lourenço, sagrou-se campeã africana na categoria Júnior de 52kg, com ouro, e vice-campeã nos - 52kg, em cadetes, onde conquistou a prata. Assim, a nossa atleta conseguiu duas medalhas de Ouro, nos -52 e 52kg em Juniores e prata em Cadetes.
🏅 Maria Jaime
Entrevista

Maria Jaime, a terceira melhor Atelta de África em Júniores na sua categoria (-63kg), já se encontra em Angola.
Anselmo Ralph - Como Se Te Fosse Perder
Intérpretes: Anselmo Ralph e Diogo Piçarra
Compositores: Anselmo Ralph, Diogo Piçarra, Ariel, Rui Maia, Tyoz, Maria Barreto
>

SORAIA RUAS - A CAMPEÃ QUE VESTE AS CORES DO INTERCLUBE

  • Data: 21 de Setembro de 2023
  • Fonte: Interclube

Resumo

Numa curta reportagem, trazemos hoje a história da actual campeã provincial e nacional de lançamento de peso e disco, e atleta do Interclube. Soraia Ruas, que com muita dedicação tem sido uma referência no Atletismo.

O Início / Atletismo
De nacionalidade portuguesa, casada e mãe de duas filhas, Soraia Maria Cuteta Ruas, começou a ter o gosto pelo desporto (Atletismo) com sete anos de idade, quando via pelas manhãs a sua vizinha - Eduarda, correr pela aldeia de Aveiro nas terras de Camões.

Por se deparar com o mesmo cenário regularmente, e estar presente no trajecto em que circulava a vizinha, esta (Eduarda) convidou-a a fazer parte do mesmo clube em que treinava, nesta altura já com 8/9 anos. Tendo aceitado o convite com muita alegria.

Apesar de já ter afeição pela corrida (atletismo) na altura, Soraia Ruas pensou por algum momento desistir, pois sentia-se cansada durante e depois dos treinos. Mas o incentivo da mãe fez com continuasse.

À medida que treinava queria desistir, pois achava muito cansativo. Não cheguei a desistir porque em casa a minha mãe sempre insistiu e incentivou a ir aos treinos, e às vezes até levava uma palmadas (risos)

Entretanto, o apoio da família (mãe, pai, irmãos) levou-a treinar com muita garra e determinação, o que tornou possível ganhar vários troféus em todas as provas que participava, aumentando assim o (amor) pelo desporto.

Voltei a competir e a ganhar todas as competições em que participava. Podia ser correr, saltar ou lançar. Então, foi aí que, ao ver os prémios que comecei a ganhar o 'bichino

O Gosto pelo lançamento de Disco e Peso

A modalidade de atletismo traz consigo um vasto campo de especialidades; Maratona, Meia-Maratona, Lançamentos , Saltos entre outras, facilitando a escolha aos atletas. Soraia não foi excepção, deixando assim a (corrida) e abraçar o lançamento.

No atletismo há a vantagem de poder ver onde melhor nos encaixamos. Na altura, o meu treinador, que ainda estava a dar os primeiros passos, achou que eu podia ter futuro no lançamento de peso (...), já que era a melhor do país (Portugal) no meu escalão. O lançamento de Disco só veio depois de eu não estar a ganhar peso, e vimo-lo como alternativa.

Medalhas

Com mais de 20 anos de atletismo entre Portugal e Angola, entre as especialidades de disco, Pista e Peso, Soraia Ruas, que tem a nacionalidade angolana, conta com mais de 100 troféus, desde ouro, prata e bronze.

Interclube

O Grupo Desportivo Interclube é, e tem sido ao longo do anos, a grande potência do atletismo a nível do país, se destacam atletas nas mais diversas especialidades, com ênfase para Ernestina Paulino, actual vencedora da prova internacional São Silvestre.

Em Angola, por conta do seu profissionalismo e dedicação, recebe a proposta de fazer parte do Clube - em 2017, decisão que para esta, segundo contou, foi fácil tomar, pois se tratava do (grande) do atletismo do país.

Durante estes seis anos, tem treinado e competido com regularidade nas mais diversas provas nacionais, embora às vezes seja difícil conciliar a vida de mãe e dona de casa.

Tem dias que os treinos me deixam de rastos. Mas quando se tem um marido e toda uma família que apoia a força aparece.

Apesar de já ter recebido propostas de outros clubes, afirma ser fiel ao Interclube, equipa que tem facilitado a conquista de troféus. Por isso, já conta com 10 medalhas de Ouro conseguidas em diversas provas.

Actualmente, tem o título de campeã provincial e nacional de Peso e Disco, fruto da sua dedicação e trabalho de grupo, de quem diz ter muita admiração, especialmente pelo seu treinador Capaça.

Inspiração/Sonho

Soraia Ruas tem a mãe como grande inspiração, fora os familiares que apoiam-na a 100%.

Seu maior sonho, assim como qualquer outro atleta, é estar nos jogos olímpicos e poder levantar as bandeiras de Portugal e Angola.

No final da nossa reportagem, Soraia apelou ao maior apoio geral para o desenvolvimento do atletismo Nacional.

Precisamos de apoio a nível geral. Temos um povo com um potencial natural muito grande e que deveria ser aproveitado, pois o desporto é que leva o nome do país a todos os cantos do mundo.



MOMENTOS